sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Principais cidades.




Rio Tejo
LISBOA

Lisboa é uma das mais antigas cidades da Europa, tendo sido fundada há mais de três milénios. É juntamente com Setúbal, Alcácer do Sal e algumas cidades do Algarve a mais antiga de Portugal e também a segunda mais velha capital da União Europeia, após Atenas.

É simultaneamente a capital e a maior cidade de Portugal, situada na foz do Rio Tejo.

Uma das poucas capitais europeia com rio e mar, a Praça do Comércio é sua sala de visitas. A cidade sempre se abriu acolhedora às muitas chegadas e partidas, que tiveram como ponto alto a época dos Descobrimentos.

Na cidade, encontram-se monumentos de grande realce, como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos. O moderno espaço de lazer do Parque das Nações prova que a ligação ao rio ainda hoje se mantém. Além disso, há pitorescos bairros medievais de Alfama e Mouraria.


Porto
PORTO

Separado pelo rio Douro das grandes caves do vinho afamado ao qual deu o seu nome, o Porto é a segunda maior cidade de Portugal.

O Porto conta hoje em dia com excelentes vias de comunicação. O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro foi totalmente reconstruido, sendo atualmente um aeroporto de design futurista, funcional, e com capacidade para receber até 16 milhões de passageiros por ano.

A nível cultural conta com vários espaços onde se destacam o moderníssimo Museu de Arte Contemporânea (Fundação de Serralves - o museu mais visitado do país) e a Casa da Música (a sala musical do planeta com melhor qualidade acústica). Tal como em Lisboa, o Porto tem também 2 novos estádios, sendo um deles o Estádio do Dragão, aquele que mais prêmios internacionais de arquitetura recebeu em todo o país. O Porto recebe atualmente cerca de dois milhões de turistas.

A cidade do Porto é também considerada a cidade da ciência. O forte setor industrial e o setor turístico, fazem do Grande Porto uma economia sólida e crescente.

Por fim, um destaque para a ampla modernização do setor do lazer, onde se pode destacar um grande crescimento de espaços culturais, shoppings, restaurantes, bares, salas de cinema, discotecas, etc.


Coimbra
COIMBRA

Cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, Coimbra foi berço de nascimento de seis reis de Portugal e da Primeira Dinastia, assim como da primeira Universidade do País e uma das mais antigas da Europa. A Universidade foi fundada em 1290 por D. Dinis e transferida, definitivamente, para Coimbra, em 1537.

Ainda hoje Coimbra tem, uma posição de destaque na Vida Cultural Portuguesa. Rica em monumentos de todas as épocas, destacam-se a Sé Velha, a Sé Nova, os Mosteiros de Santa Cruz e de Celas, os Conventos de Santa-Clara-a-Velha e Santa-Clara-a-Nova, as diversas igrejas e Colégios Universitários, a Biblioteca Joanina, entre outros. Conta com diversos jardins e parques dos quais se destaca o Jardim Botânico e ainda com vários museus, nomeadamente o Museu Nacional Machado de Castro. Sem ser um centro industrial, possuindo um comércio medianamente desenvolvido, a sua importância advém sobretudo das funções administrativas e do fato de ter uma enorme massa estudantil, em torno da qual gira grande parte da vida desta Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário