sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Economia Portuguesa.

Economia de Portugal é, atualmente, a 38ª maior do mundo se considerarmos seu Produto Interno Bruto nominal, estimado em 229 mil milhões de dólares. Porém, se considerarmos sua Paridade de Poder de Compra, calculada em 272 mil milhões de dólares, figura como a 45ª maior do mundo.
Tendo aderido à União Europeia em 1986, juntamente com a Espanha, o país iniciou, então, um período de fortes reformas e de elevados investimentos em infra-estruturas que se reflectiram numa rápida aceleração do crescimento económico português.
Portugal foi dos primeiros países seleccionados para a fase final da União Económica e Monetária, iniciando a introdução do Euro como moeda a partir de 1 de Janeiro de 1999. A circulação de notas e moedas iniciou-se em 1 de Janeiro de 2002. 
Actualmente, a estrutura da economia portuguesa baseia-se principalmente no sector dos serviços, que representa cerca de 67% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Nos últimos anos, Portugal tem vindo a enfrentar um problema da estagnação económica, com a economia a crescer menos de 2% ao ano, abaixo da média da União Europeia, que é de 2,5%. Segundo dados de 2010, o país é o 43º no ranking de competitividade do Fórum Económico Mundia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário